Dentisteria

A Dentisteria é a área da Medicina Dentária que se dedica ao tratamento das lesões dentárias, quer tenham ocorrido por cáries, traumatismos ou outros motivos. Com o recurso a técnicas avançadas, como a utilização de facetas dentárias em porcelana ou resina composta (compósito), as restaurações estéticas e os branqueamentos dentários, é possível permitir que os dentes recuperem as suas funções estéticas, anatómicas e funcionais. Permitem restituir a anatomia dentária perdida e a aparência e textura originais, bem como melhorar as funções orais e devolver ao paciente um sorriso bonito e saudável, contribuindo assim para a melhoria da estética e autoconfiança.

dentist-near-me.jpg
 

Endodontia

Mais conhecida por desvitalização, a endodontia é a área de intervenção que realiza o tratamento dos canais dentários. A patologia da polpa pode ter várias origens, nomeadamente, cáries dentárias profundas, traumatismos ou fracturas dentárias. O tratamento endodôntico (desvitalização) visa a manutenção do dente na cavidade oral, e a saúde dos tecidos periapicais. O objetivo é permitir que os tecidos que circundam o dente mantenham ou recuperem o estado saudável, através da remoção da polpa dentária, conformação e desinfeção dos canais radiculares, recorrendo a soluções antibacterianas e ao selamento hermético da cavidade radicular

 
 
 

Periodontia

Periodontia é o ramo da Medicina Dentária que se ocupa do diagnóstico e tratamento das patologias relacionadas com a gengiva e com as estruturas que suportam os dentes (osso e ligamento periodontal).

A inflamação das gengivas, frequentemente causada por higiene oral incorreta ou a evolução irreversível da gengivite, que leva à destruição do osso alveolar e ligamento periodontal, são patologias passiveis de ser tratadas com recurso a técnicas cirúrgicas cada vez mais previsíveis e de maior sucesso, e à utilização de materiais de regeneração. O controlo e as visitas regulares ao dentista são essenciais para manter a saúde das gengivas e para um diagnóstico e tratamento atempados.

backbaydd_5.jpg
 

Cirurgia Oral

A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária responsável pelo diagnóstico e tratamento cirúrgico de patologias na cavidade oral. Os procedimentos mais frequentes são a extração de dentes, incluindo a de dentes do siso e dentes inclusos, remoção de quistos e o tratamento de lesões periapicais (apicectomias). A correção das alterações e patologias por via da cirurgia oral, permitem melhorar significativamente a capacidade funcional e a estética do paciente.

 
 
 

Implantologia

Implantologia consiste na substituição de dentes perdidos ou na reabilitação de espaços desdentados através da colocação de implantes. Os implantes são suportes ou estruturas de metal biocompatível posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias, com a finalidade de suportar próteses unitárias (coroas), múltiplas ou totais. Os dentes suportados por implantes assemelham-se a dentes naturais, mantendo a mesma funcionalidade e preservando o aspeto da face e um sorriso natural.

Na clínica Emília Pires são usados os melhores materiais e técnicas para garantir um tratamento com o melhor resultado possível e duradouro.

protese-dentaria.jpg
 

Ortodontia

Ortodontia é uma especialidade odontológica que tem por objetivo diagnosticar, prevenir e tratar os problemas relacionados com o mau posicionamento dos dentes e das estruturas da face (ossos e tecidos moles). Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente dificultam a higienização, favorecem a inflamação gengival, o aparecimento de cáries, a acumulação de tártaro e o desenvolvimento de stress adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, podendo melhorar a estética, o sorriso, a mastigação e a fonação, com possibilidade de durar a vida toda.

A Clínica Emília Pires disponibiliza diversas técnicas de tratamento ortodôntico, desde as mais tradicionais, à técnica com sistema DAMON ou à mais recente tecnologia de alinhadores transparentes INVISALIGN.

 
 
 

Prostodontia

A Prostodontia tem por objectivo restabelecer e manter a função oral do paciente restaurando a mastigação, estética e fonética pela substituição de dentes perdidos e estruturas por próteses, facetas e/ou coroas. As soluções podem ser totais ou parciais, fixas ou removíveis, sobre dentes ou sobre implantes, de acordo com a situação clínica e a preferência do paciente. O mais importante é encontrar-se uma solução o mais próximo possível dos dentes perdidos, que confira funcionalidade e conforto ao paciente.

1057915180-1024x677.jpeg
 

Odontopediatria

A Odontopediatria é a especialidade responsável pela saúde oral das crianças e de adolescentes. Garantir desde muito cedo uma boa higiene oral infantil é fundamental para prevenir ou impedir o desenvolvimento de problemas na saúde oral, mesmo antes dos primeiros dentes de leite nos bebés. Daí a importância da primeira consulta dentária nas crianças. Permite não só o controlo e prevenção do aparecimento prematuro de cáries, mas ajuda também a combater o medo natural que a criança possa sentir, permitindo desenvolver uma relação de confiança com o seu médico dentista e que este a acompanhe durante todo o seu processo de desenvolvimento.

Na Clínica Emília Pires procura-se promover um ambiente de confiança e de afeto, criando relações duradouras para que as crianças cheguem a adultos com uma saúde oral de qualidade, de elevado nível estético, sem que tenham que passar por qualquer tipo de traumas.

 
 
 

Oclusão

Oclusão é a área da Medicina Dentária que diagnostica, previne e trata os problemas relacionados com más oclusões (incorreta posição), disfunções temporomandibulares (problemas da articulação da mandíbula) e dor oro facial (dores de cabeça, do pescoço da face e da boca), que normalmente se manifestam em dores e cansaço dos músculos da face, dores mastigatórias, estalido e dificuldades na abertura e/ou fecho da boca, dores de cabeça e perturbações do sono como apneias e hipoapneias.

Para se obter uma oclusão normal é necessário que os maxilares e os dentes se relacionem de uma forma estável e ideal, de forma a não haver qualquer tipo de patologia articular, e que o paciente consiga manter as funções e a saúde normal.

160914090458_1_900x600.jpg